Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Operação Desarme: Busca é realizada em Antônio Prado no combate a fraudes no registro de armas

Antônio Prado foi uma das 34 cidades gaúchas e uma catarinense onde a "Operação Desarme" foi desencadeada nesta terça-feira, 17 de dezembro. Imagem: Divulgação
Foto de capa Operação Desarme: Busca é realizada em Antônio Prado no combate a fraudes no registro de armas
Antônio Prado foi uma das 34 cidades gaúchas e uma catarinense onde a "Operação Desarme" foi desencadeada nesta terça-feira, 17 de dezembro. Imagem: Divulgação
Publicado em
17/12/2024

Antônio Prado foi uma das 34 cidades gaúchas e uma catarinense onde a "Operação Desarme" foi desencadeada nesta terça-feira, 17 de dezembro. A ação é coordenada pelo Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) em parceria com o Ministério Público Militar da União (MPM), o Exército Brasileiro (EB) e o apoio da Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O objetivo é coibir fraudes na concessão e manutenção de registros para Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) no estado.

A operação busca desarticular um esquema no qual criminosos faziam falsas declarações de idoneidade para adquirir armamentos legalmente, mas que, em seguida, eram repassados a facções criminosas para a prática de tráfico, homicídios e outros crimes graves. Durante as investigações, foram identificados nove CACs com fortes indícios de ligação a facções e outros 32 CACs envolvidos em fraudes junto ao Exército. Nesta fase, 141 armas irregulares foram alvo de apreensão.

A operação cumpriu 82 mandados de busca e apreensão, incluindo ações em quatro casas prisionais com o uso de cães farejadores para localizar celulares. Até o balanço parcial, 60 armas, 90 munições, um drone e documentos foram apreendidos, além de uma prisão em flagrante por porte ilegal de armas.

Em Antônio Prado, a ação mobilizou agentes do GAECO e demais órgãos envolvidos, reforçando o papel do município como parte dessa operação que atinge um esquema estadual. O promotor de Justiça João Afonso Beltrame, coordenador da operação, destacou a importância da retirada de circulação das armas irregulares: “Com o apoio do Ministério Público Militar e do Exército, estamos desarticulando ações que fortalecem o crime organizado no Estado.”

O material apreendido foi encaminhado ao Exército, que irá armazená-lo à disposição do Ministério Público. As ações seguem em outras fases, com o objetivo de investigar mais envolvidos e combater fraudes relacionadas ao controle de armas.

 

Vida no Campo com informações do Ministério Público do Rio Grande do Sul 

Em Antônio Prado
você encontra!
BR Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.