Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Na Serra, mais jovens viticultores têm oportunidade de profissionalização

A Emater/RS-Ascar deu início, na quinta e sexta-feira (30 e 31/03), a mais uma edição do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens, que conta com a participação de 20 agricultores de Flores da Cunha.
Foto de capa Na Serra, mais jovens viticultores têm oportunidade de profissionalização
A Emater/RS-Ascar deu início, na quinta e sexta-feira (30 e 31/03), a mais uma edição do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens, que conta com a participação de 20 agricultores de Flores da Cunha.
Publicado em
05/04/2023

A Emater/RS-Ascar deu início, na quinta e sexta-feira (30 e 31/03), a mais uma edição do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens, que conta com a participação de 20 agricultores de Flores da Cunha. Esse é o quarto ano em que acontece a capacitação na região da Serra, que iniciou em 2018. Neste primeiro módulo, as aulas foram realizadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), para que o grupo pudesse se conhecer e se integrar, e foram ministradas pelos instrutores Enio Todeschini e Luciano Ilha, extensionistas da Emater/RS-Ascar.

 

Os próximos quatro módulos do curso, de um dia cada, serão realizados a cada dois meses, em propriedades dos jovens participantes, sendo que os assuntos a serem abordados sempre serão escolhidos de acordo com as fases fenológicas das vinhas e a necessidade de efetivação das práticas culturais naturalmente desenvolvidas. “Teremos 70% das aulas com desenvolvimento de práticas, onde os próprios alunos, após explanação e demonstração, irão treinar visando à capacitação efetiva”, explica Todeschini.

 

O curso vai abordar a fisiologia vegetal, escolha e preparo do solo, correção da acidez e fertilidade, plantio correto da muda, tipos de enxertias, construção de estruturas do vinhedo, condução e manejo das plantas, identificação e controle de pragas e doenças, irrigação e fertirrigação, manejo das plantas em ambiente protegido, colheita e vinificação.

 

Conforme Todeschini, a escolha dos jovens nos municípios foi feita pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, com auxílio de entidades parceiras, e se baseou em três fatores: serem jovens (de idade e/ou espírito), terem a viticultura como uma das principais atividades da propriedade e apresentarem tendência para a sucessão rural ou já estrem nessa função.

 

Uma segunda turma, com jovens de Caxias do Sul, irá iniciar o mesmo curso na semana que vem (13 e 14/04).

 

Fonte/Imagem: Divulgação

Anúncios
BRSULNET interno

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.