Ministro David Rutley anuncia apoio britânico ao Rio Grande do Sul
O Ministro para Américas, Caribe e Territórios Ultramarinos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, David Rutley, esteve no Brasil esta semana em visita oficial, e se reuniu com autoridades em Minas Gerais e Brasília para discutir temas fundamentais relacionados a defesa dos direitos de pessoas com deficiência, empoderamento feminino e transição energética. Em encontro com representantes do governo do Rio Grande do Sul, o Ministro anunciou, ainda, apoio britânico ao estado após as enchentes.
Rutley se reuniu com o Secretário Executivo do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires, e o Deputado Gaúcho Alceu Moreira, para demonstrar pessoalmente seus sentimentos pelas vidas perdidas nas enchentes e anunciar um pacote de auxílios britânicos para a região, que inclui:
- Apoio humanitário: Como um dos maiores financiadores do Start Fund, um fundo global que reúne doações de países e organizações para crises humanitárias, o Reino Unido apoiou a alocação de mais de 1.2 milhões de reais para fornecer ajuda humanitária em resposta às inundações no Brasil.
- Trabalho conjunto com empresas britânicas no Brasil para apoiar seus esforços de doação.
- Apoio à preparação digital do Brasil: O Reino Unido é um líder global no uso responsável da tecnologia digital para a melhoria da prontidão humanitária e das respostas a desastres. Por meio do nosso Programa de Acesso Digital contribuiremos para os esforços de prevenção e recuperação de futuras enchentes. Aproveitando as tecnologias digitais para reduzir as emissões, aumentar a resiliência, coletar dados em tempo real e monitorar o clima, a biodiversidade e os ecossistemas, nosso objetivo é complementar os esforços mais amplos do Reino Unido no enfrentamento das mudanças climáticas em parceria com o Brasil. Nosso trabalho inclui melhorar os Sistemas de Alerta Precoce, usar a tecnologia para avaliação de desastres e promover a sustentabilidade digital.
O Reino Unido reconhece a necessidade urgente de diálogo e ação para evitar desastres ambientais como este no futuro. Como parte de sua longa parceria com o Brasil na área ambiental, o Reino Unido tem investido continuamente em projetos de proteção ao meio ambiente, totalizando mais de 3 bilhões de reais investidos pelo Financiamento Internacional para o Clima (ICF) desde 2016.
O Ministro falou sobre práticas sustentáveis em Belo Horizonte, onde pôde estreitar o relacionamento do governo britânico na região por meio de encontros importantes com entidades públicas e privadas:
“O Brasil é um parceiro crucial para o Reino Unido, cuja voz e influência valorizamos no cenário mundial. Em minha segunda visita ministerial ao Brasil, consegui avançar em nossas prioridades compartilhadas em crescimento verde e inclusivo e cooperação regional. Enquanto esperamos comemorar 200 anos de relações diplomáticas no próximo ano, a amizade entre nossos países está mais forte do que nunca.” – relatou o Ministro.
Rutley é líder do governo britânico para pautas de pessoas com deficiência, e se encontrou com representantes da Secretaria Nacional dos Direitos para Pessoas com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, para compartilhar perspectivas do Reino Unido e do Brasil sobre a agenda internacional de inclusão de pessoas com deficiência.
Em Brasília, participou ainda de uma reunião com a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, liderada pela Deputada Benedita da Silva, para discutir questões de gênero e raça no Brasil, bem como para compartilhar prioridades do Reino Unido da Estratégia Internacional para Mulheres e Meninas, como o acesso de meninas a um sistema educacional de qualidade.
Outros temas abordados durante a reunião incluíram a violência de gênero, a representação feminina em espaços políticos, e o empoderamento feminino. O encontro precede a visita da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados ao Reino Unido, em junho deste ano, para discutir a agenda de gênero.
A visita do Ministro Rutley reforça o compromisso do Reino Unido em trabalhar em estreita colaboração com o Brasil e outros parceiros internacionais para enfrentar os desafios globais em áreas como clima, gênero e inclusão, e promover um futuro mais sustentável para todos.
Fonte: Divulgação