Lúpulo é tema de Webinar nesta quinta-feira
A cultura do Lúpulo é tema de Webinar Estadual, que acontece nesta quinta-feira (15/06), a partir das 8h30, através do YouTube e do Facebook da Emater/RS-Ascar. As inscrições podem ser feitas pelo https://cutt.ly/inswlupulo e a transmissão será pelo link https://cutt.ly/wlupulo.
Durante a manhã, com mediação do extensionista e engenheiro agrícola da Emater/RS-Ascar, Carlos Gabriel dos Santos, serão abordadas as temáticas Lúpulo no Brasil, Perspectivas e Realidades, Viabilidade econômica e financeira da produção de lúpulo no RS, Análises cromatográficas de óleos essenciais e alfa e beta-ácidos em lúpulos do RS e Estruturação de ações de pesquisa em lúpulo pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi/RS).
Cultura do Lúpulo
Utilizado contra insônia, estresse e ansiedade, sendo um ingrediente indispensável da cerveja, como elemento que confere aroma, sabor e amargor, o lúpulo também é um bactericida natural, atuando como um conservante. Cerca de 98% do lúpulo cultivado é utilizado na produção de cerveja e os maiores produtores são os Estados Unidos e a Alemanha, de onde o Brasil, terceiro maior produtor de cerveja do mundo, importa a maior parte da sua produção, o que o torna mais caro e potencialmente com menor qualidade, devido ao tempo de armazenamento e transporte.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), há grande demanda de lúpulo no país, importado para atender a mais de 90% da produção nacional.
Com boa adaptação no solo brasileiro, garantindo um insumo de qualidade e sabor próprios, a produção de lúpulo no Brasil é vista como uma oportunidade que demanda investimentos, como estudos técnicos sobre o processo de adaptação, desenvolvimento, colheita e cultivo em terras brasileiras. Os produtores também precisam de análises de viabilidade e mercado, além de incentivos fiscais e acesso ao crédito.
No RS, a Universidade Estadual (Uergs), por meio dos pesquisadores dos centros de pesquisa das unidades de Caxias do Sul e Vacaria, se dedica ao estudo do lúpulo, atuando no Projeto “Monitoramento e Desenvolvimento da Cultura do Lúpulo no Estado do Rio Grande do Sul”, desenvolvido em conjunto com o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da atual Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), Emater/RS-Ascar e Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Fonte: Divulgação