Vida no Campo

Blog

Ipê

Lideranças da Paróquia São Luiz Rei participam de formação em Vacaria.

Neste ano, já foram realizados três Encontros Diocesanos de Pastoral, sendo um virtual e dois presencial. Cada etapa avança com um tema diferente. Imagem: Divulgação
Foto de capa Lideranças da Paróquia São Luiz Rei participam de formação em Vacaria.
Neste ano, já foram realizados três Encontros Diocesanos de Pastoral, sendo um virtual e dois presencial. Cada etapa avança com um tema diferente. Imagem: Divulgação
Publicado em
19/07/2024

Atendendo a necessidade de estabelecer um processo formativo para catequistas e demais lideranças, a Diocese de Vacaria estabeleceu como uma das prioridades a formação. Neste ano, já foram realizados três Encontros Diocesanos de Pastoral, sendo um virtual e dois presencial. Cada etapa avança com um tema diferente.

Agora em julho, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vacaria, a 3ª etapa, reunindo centenas de lideranças de todas as paróquias. O tema foi a migração. “Passei como forasteiro e tu me acolheste em tua casa" (Mt.31-46). 

Assessorado pelo coordenador da Pastoral do Imigrante da CNBB, Pe. Ademar Barini, refletiu sobre o aumento do circuito migratório em todo mundo. De acordo com o assessor, o fenômeno vem aumentando devido às guerras, as deportações, eventos climáticos, situações econômicas de pobreza, dentre outros fatores. “O imigrante não é um turista. É um irmão nosso que chega com fome, sem casa, sem saber a língua do país e desprovido de sua dignidade. Precisamos estar preparados para acolhê-lo”, observou Pe. Ademar.

No Encontro, o bispo Diocesano Dom Silvio Guterres Dutra, ressaltou a Carta do Papa Francisco, Fretelli Tuti, que trata da fraternidade e da amizade social. “A caridade está no centro de toda a vida social sadia. A dor do outro, deve ser também a minha. A escuta e o acolhimento é um compromisso social de todo o cristão”.

Neste sentido, um dos questionamentos que os participantes precisaram responder foi: Qual é o papel da Igreja diante dos novos desafios? Para viver fielmente o batismo, como o cristão deve agir?  

A Paróquia São Luís Rei, inserida neste processo formativo, vem participando da jornada. O Pároco Frei Clair Zampieron disse que o próprio Cristo foi um refugiado, e que o segmento a Jesus exige coragem, amor e também estudo. “Por isso, participamos e apoiamos o processo formativo. Nossas lideranças têm todo o apoio” afirmou Zampieron.

O próximo Encontro será dia 25 de agosto, de forma virtual, e será aberto a todas as lideranças e demais membros da comunidade. O link será disponibilizado próximo ao evento.

Fonte: Vida no Campo com informações da Paróquia São Luiz Rei

Em Ipê
você encontra!
ExpoAgro Setembro

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.