Herbário da UCS contribui ao inventário florestal de parque ambiental em Nova Pádua
O Herbário da Universidade de Caxias do Sul (HUCS) teve importante papel na identificação da biodiversidade da flora do Parque Ambiental Jorge Baggio, no município de Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A entrega à comunidade da revitalização da área verde, de pouco mais de um hectare de extensão, ocorre a partir das 14h desta sexta-feira, 5 de julho.
O trabalho, realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, identificou 66 espécies por meio do censo populacional e do levantamento florístico. O projeto incluiu a caracterização paisagística, a recomendação de manejos e a elaboração de placas informativas que orientam os visitantes do Parque.
O projeto NovaFlora teve pesquisa coordenada pelo professor da UCS Felipe Gonzatti, responsável pelo Herbário da Instituição. Ele reforça que as placas e totens que identificam as espécies pertencentes ao local colaboram para despertar a consciência ambiental no público e a valorização da natureza. A expertise científica da UCS e o compromisso com a propagação do conhecimento são reiteradas pelo professor: “enquanto universidade regional e comunitária, temos a missão de prestar serviços à sociedade. Só assim, de fato, conseguiremos sensibilizar as pessoas em relação a temas emergentes como a preservação do meio ambiente”, completa. Além de Gonzatti, participaram do projeto as biólogas Bárbara Pivotto Roncen e Rosangela Carmen Molon e a acadêmica Carolina Machemer.
O Herbário
Fundado em 1983, o Herbário da Universidade de Caxias do Sul (HUCS) consiste na primeira coleção científica do Museu de Ciências Naturais da UCS. O acervo reúne em torno de 60 mil amostras de plantas, algas e fungos, que representam a maior parte da biodiversidade vegetal da Serra Gaúcha. Os esforços de amostragem concentram-se no registro da flora local da vegetação da região dos Campos de Cima da Serra, bem como da vegetação litorânea do Rio Grande do Sul. O HUCS promove o intercâmbio científico com instituições nacionais e internacionais e, desde 1992, integra o Herbário associado do Jardim Botânico de Caxias do Sul.
Fonte: Emater