Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Expoagro Afubra – Parcela das plantas bioativas apresenta diversidade de espécies reconhecidas na promoção da saúde

Elas estão na formulação dos medicamentos, no tempero da comida, no aroma dos óleos essenciais.
Foto de capa Expoagro Afubra – Parcela das plantas bioativas apresenta diversidade de espécies reconhecidas na promoção da saúde
Elas estão na formulação dos medicamentos, no tempero da comida, no aroma dos óleos essenciais.
Publicado em
22/03/2023

Elas estão na formulação dos medicamentos, no tempero da comida, no aroma dos óleos essenciais. As plantas bioativas, cujo uso e conhecimento fazem parte da cultura popular, são novamente um dos destaques do Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra, que acontece até sexta-feira (24/03), em Rincão Del Rey, Rio Pardo. No local, o público poderá ver, tocar, cheirar e aprender sobre essas plantas, desde o cultivo até o uso.

 

A parcela conta com 32 espécies de plantas, que também tem seu uso fitoterápico reconhecido pela Anvisa e são de interesse do sistema público de saúde, o SUS, além de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Pancs) e condimentares para uso na alimentação e promoção da saúde, e plantas aromáticas para extração de óleos essenciais e comercialização.

 

Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar, Elaine Angelica Skolaude, a parcela das plantas bioativas visa oportunizar o conhecimento sobre o uso da fitoterapia como prática de saúde preventiva, agregando outros fatores como incentivo ao cultivo, orientação quanto à classificação, identificação e uso, disseminando técnicas de cultivo e manejo e contribuindo para a popularização do uso de plantas bioativas em benefício da saúde humana e animal. “As pesquisas científicas e o uso fitoterápico dessas plantas estão avançando e sendo cada vez mais reconhecidas”, enfatiza Elaine.

 

Entre a diversidade de plantas expostas, o destaque neste ano é a Espinheira Santa, planta medicinal cujas folhas são utilizadas no preparo de chás e tinturas, sendo indicada para dispepsia (distúrbios da digestão), azia e gastrite. Na parcela, os extensionistas distribuem mudas da planta e orientam sobre o uso correto, colheita, secagem e armazenagem.

 

Outros temas apresentados no Espaço Casa da Emater são apicultura, ajardinamento e floricultura, artesanato, agroindústria, bovinos de leite, cooperativismo, erva-mate, fruticultura, morango, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, processamento de carnes, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, solos, turismo rural e tecnologia de aplicação, além da Cozinha Show.

Anúncios
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.