Experiência educativa ‘Um Olhar para o Meio Ambiente’ pode ser vivenciada pelos visitantes na 15ª Fenavindima

Ao chegar no Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha, depois de percorrer algumas das famosinhas casinhas, em uma entrada, à direita, há uma escadaria que instiga a curiosidade dos visitantes e os convida a fazer uma pausa e conhecer o que há ali em cima. Conhecido como Bosque, o espaço acolhedor oferece diversos locais confortáveis para sentar e conversar, além de ser ponto de venda de uvas, morangos, flores e substratos durante a 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima.
Em meio à natureza, a área é perfeita para a experiência educativa ‘Um Olhar para o Meio Ambiente’, promovida pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Flores da Cunha, que, por meio do Projeto de Educação Ambiental, levou para o parque uma exposição com imagens de animais nativos da região, sendo algumas espécies conhecidas e outras em fase de extinção. Tudo com o intuito de alertar as pessoas, sobretudo as crianças, sobre a importância da preservação das espécies.
Mas as atividades não são voltadas apenas para os pequenos. De acordo com o biólogo, Elias Zientarski Michalski, todas as idades podem participar e aprender com as propostas. Como é o caso das composteiras, que transformam matéria orgânica em adubo, que pode ser usado na horta ou nas plantas, e devem ser feitas por adultos: “Temos uma composteira para quem não conhece ver como funciona. Queremos incentivar os visitantes a fazer a compostagem em casa, estimular as pessoas para que, ao invés de descartar o resto de orgânico produzido em casa, elas transformem em adubo. Além disso, essa é uma forma de reduzir o custo, inclusive para o município e para a população, com a coleta de resíduos, porque o resíduo orgânico é o que tem mais volume e o que mais pesa”, explica o biólogo, acrescentando que o objetivo maior da ação realizada no evento é poder auxiliar o meio ambiente, a economia e envolver as pessoas em um ciclo de conscientização.
No que diz respeito à diversão, o espaço oferece o Jogo da Sustentabilidade para os pequenos brincarem acompanhados dos pais, e o Quebra-cabeça, voltado para jovens e adultos. “O Jogo da Sustentabilidade é um grande tapete onde as crianças jogam o dado e vão andando as casinhas. Conforme elas caem nos quadradinhos vão surgir perguntas para responder. Se a criança acertar, prossegue no jogo, e se a resposta estiver errada, terá que regredir. No Quebra-cabeça, por sua vez, o participante terá que montar uma imagem formada por animais da região e palavras que tenham relação com a sustentabilidade, como meio ambiente, natureza e separação correta dos resíduos orgânicos e seletivos”, elenca Michalski.
Jogos que incentivam atitudes simples, mas que objetivam que as pessoas possam aplicá-las em suas casas, no dia a dia, e que, a longo prazo, podem fazer toda a diferença. Como o que os participantes recebem plaquinhas com desenho de algum objeto eletrônico ou matéria orgânica, e deve descartá-las em uma das cinco embalagens disponibilizadas: “Por exemplo, temos uma caixa que fala que é o resíduo orgânico, outra que é o seletivo, o eletrônico, materiais que devem ser retornáveis. Então tem que colocar nessas caixas para testar o conhecimento em relação ao descarte correto dos resíduos. E, claro, antes desse processo falamos como deve ser feito, e depois eles fazem o teste para ver se realmente sabem onde deve ser descartado cada objeto, cada produto”, pontua o biólogo.
As atividades da experiência educativa ‘Um Olhar para o Meio Ambiente’ são gratuitas e podem ser conferidas no Bosque durante a 15ª Fenavindima, nas sextas-feiras, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h.
A 15ª Fenavindima ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024. O evento oferece entrada gratuita nas sextas-feiras. Aos sábados e domingos o ingresso de acesso ao Parque da Vindima, que pode ser adquirido no local, custa R$20. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, idosos, jovens de baixa renda (de 15 a 29 anos, mediante apresentação da carteirinha do ID Jovem do CadÚnico) e doadores de sangue (mediante apresentação de comprovante) pagam meia. No local há estacionamento gratuito e pago (R$20). Na data do show nacional, 9 de março, o valor de acesso ao Parque será válido até às 17h, após será cobrado o valor do Setor Arena. A comercialização de ingressos para assistir aos shows nacionais está sendo feita pelo site www.am9producoes.com.br ou diretamente na SIM Rede de Postos (Av. 25 de Julho, 3060 – Bairro Videiras, Flores da Cunha).
A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob. Planejamento Cultural: AM9 Produções. Realização: Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.
Fonte: Vida no Campo com informações de Prefeitura de Flores da Cunha
você encontra!
