Emater/RS-Ascar e SDR debatem melhorias no Programa Avançar e Feaper
Na terça-feira (04/04), a Emater/RS-Ascar recebeu a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Escritório Central, em Porto Alegre, para tratar de questões referentes ao Programa Avançar e suas diversas linhas, além de possíveis melhorias no manual do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
A equipe da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar sugeriu possíveis alterações na Resolução vigente, buscando atender às necessidades dos beneficiários, de forma segura perante as questões legais exigidas. A nova equipe da Secretaria está empenhada em melhorar os fluxos e realizar essa revisão, a fim de otimizar a utilização do recurso, com a devida segurança jurídica.
Atualmente as equipes estão envolvidas na elaboração de 3.258 novos projetos. Devido ao expressivo volume histórico do programa, diversidade do público atendido e importância do recurso disponível, que chega à R$ 26.940.899,20, o empenho das equipes e a aproximação com a Secretaria são essenciais para o atendimento às expectativas do público beneficiário e à otimização do recurso público disponibilizado pelo Governo do Estado.
De acordo com o Manual Operativo do Feaper, os agricultores familiares e pequenos produtores rurais podem solicitar apoio financeiro para diversas finalidades, como aquisição de máquinas e equipamentos, construção de benfeitorias e instalações, implantação de sistemas de irrigação e produção de energia renovável, entre outros.
O Feaper é uma importante ferramenta que tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar, das agroindústrias e dos pequenos estabelecimentos rurais no Rio Grande do Sul. Através desse Fundo, que financia projetos até R$ 15 mil, com bônus de adimplência de 80%, é possível promover a geração de renda no campo, o fortalecimento da economia rural e a sustentabilidade ambiental.
O acesso aos recursos disponibilizados pelo Feaper se dá através de editais, a exemplo do que acontece com o Programa Avançar.
Fonte/Imagem: Divulgação