Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Emater/RS-Ascar capacita produtores de Muitos Capões na aplicação adequada de defensivos

Com a participação de 16 pessoas, a parte teórica aconteceu no auditório da Prefeitura, e a prática na propriedade da família Sagiorato. / Imagem: Divulgação
Foto de capa Emater/RS-Ascar capacita produtores de Muitos Capões na aplicação adequada de defensivos
Com a participação de 16 pessoas, a parte teórica aconteceu no auditório da Prefeitura, e a prática na propriedade da família Sagiorato. / Imagem: Divulgação
Publicado em
07/08/2023

A fim de qualificar os agricultores para que possam fazer pulverizações de defensivos de maneira eficiente e possibilitar aos que usam herbicidas hormonais realizarem o cadastro de aplicadores junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Emater/RS-Ascar realizou, na quinta e sexta-feira (03 e 04/08), em Muitos Capões, mais um curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. Com a participação de 16 pessoas, a parte teórica aconteceu no auditório da Prefeitura, e a prática na propriedade da família Sagiorato.

“Estamos buscando capacitar o agricultor para que a pulverização seja adequada para aquela operação que ele for realizar, independente de qual produto for utilizar, fazendo com que o produto, da forma que for aplicado, tenha menor perda e provoque a melhor cobertura possível no alvo, sendo a pulverização eficaz no seu funcionamento”, explica o engenheiro agrônomo João Villa, extensionista da Emater/RS-Ascar.

Ele também reforça as condições ambientais que devem ser observadas na pulverização: temperatura abaixo de 30°C, velocidade do vento entre 3 e 10km/h e umidade relativa do ar acima de 50%.

O curso aborda aspectos como manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores, armazenagem de produtos agrotóxicos nas propriedades, legislação dos agrotóxicos, segurança do aplicador (uso de EPIs, cuidados necessários no manuseio e preparo de calda e pulverização), legislação sobre os herbicidas hormonais e as adequações para os cadastros de aplicadores para que possam fazer uso destes produtos no Estado.

Segundo Villa, as Instruções Normativas da Secretaria Estadual da Agricultura nº 12 e 13, de 15 de setembro de 2022, que estabelecem regras de comercialização, uso e aplicação de herbicidas hormonais no RS, tiveram algumas mudanças nas orientações sobre as aplicações e nos prazos para entrada em vigor das exigências. Em alguns municípios já estão em vigor desde 2019, em outros desde o início deste ano, e nos demais entrarão em vigor a 1º de janeiro de 2024, 2025 ou 2026.

O curso faz parte do projeto Inspeciona/RS da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e inclui ainda a inspeção de pulverizadores. “O objetivo é mostrar o que se deve observar num pulverizador para que ele funcione adequadamente, mas também fazemos individualmente a inspeção de pulverizadores a fim de verificar a qualidade do equipamento, seus defeitos ou problemas, não com o objetivo de fiscalização, mas de orientação e melhoria dos pulverizadores”, ressalta Villa.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.