EGR vistoria obras em Santo Antônio da Patrulha e Gramado nesta terça-feira
Dirigentes acompanharam os serviços de reconstrução da ponte da ERS-474 e de construção do viaduto na ERS-115
O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia, e o diretor-técnico Luis Fernando Vanacor, vistoriaram nesta terça-feira (01.08) os serviços de reconstrução da ponte sobre o Arroio Pereira, na ERS-474, no quilômetro 3,5, em Santo Antônio da Patrulha. A nova estrutura deverá ser inaugurada ainda nesta semana e substituirá a antiga, totalmente destruída pelo ciclone extratropical que atingiu o estado em junho.
No momento, as equipes técnicas estão concluindo as etapas finais da obra, que contam com a finalização da pavimentação e a implantação da nova sinalização viária. Nos últimos dias, foi construído os passeios da ponte e a colocação de guarda-corpo na estrutura, além da aterragem das galerias. Essas intervenções contemplam as etapas posteriores ao içamento das 22 aduelas, a formatação das galerias e a colocação da laje superior.
De acordo com Záchia, a EGR mobilizou seus esforços e concentrou as suas ações para construir uma nova estrutura cerca de 40 dias após a queda da antiga ponte. “Logo após realizarmos uma vistoria técnica para que tivéssemos o entendimento dos danos causados, demos início à reconstrução da obra. Sabemos da importância logística e econômica da ERS-474 e, por isso, paralelamente à execução dos trabalhos, montamos um desvio provisório para que os usuários pudessem trafegar pela rodovia que faz a ligação entre a capital e os municípios do Litoral Norte”, esclareceu o dirigente.
À tarde, Záchia e Vanacor também vistoriaram a construção do viaduto de Gramado, no quilômetro 36 da ERS-115. Neste trecho, as equipes seguem trabalhando na terraplanagem do local e na colocação dos muros de contenção nas alças em que os veículos irão se deslocar para acessar a elevada.
Conforme Vanacor, a EGR está seguindo o cronograma dos serviços para garantir o cumprimento de cada etapa da obra que irá beneficiar diretamente o deslocamento dos usuários que circulam entre Gramado e as cidades vizinhas. “As próximas etapas a serem executadas na intervenção contemplam a pavimentação das alças de acesso, a colocação das calçadas e a nova sinalização viária”, destacou o diretor-técnico.
Para Záchia, a construção do viaduto contempla reivindicações históricas da comunidade de Várzea Grande, além de ampliar a segurança de pedestres e motoristas que trafegam pela região. “A conclusão dessa importante elevada irá reorganizar o fluxo do trânsito do município, incentivar investimentos econômicos e, principalmente, preservar vidas”, frisou.
Fonte: Divulgação