Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

“Economista de Batom” dá dicas a inadimplentes para enfrentar o endividamento médio do gaúcho, que supera a 4 salários-mínimos

• Economista Janile Soares usa indicadores da Serasa para ajudar mulheres gaúchas a enfrentar e reduzir o endividamento. Imagem: Divulgação
Foto de capa “Economista de Batom” dá dicas a inadimplentes para enfrentar o endividamento médio do gaúcho, que supera a 4 salários-mínimos
• Economista Janile Soares usa indicadores da Serasa para ajudar mulheres gaúchas a enfrentar e reduzir o endividamento. Imagem: Divulgação
Publicado em
21/03/2025

Disposta a fortalecer o protagonismo das mulheres através da educação financeira, criadora da plataforma "Economista de Batom" e coautora da série de livros “Dinheiro sem Segredos”, a economista Janile Soares tem usado indicadores da Serasa para dar a real dimensão do endividamento da população gaúcha e apontar caminhos para a redução da inadimplência. 

Na quarta-feira (19), Janile estará disponível para conversar com a imprensa no Rio Grande do Sul. “O combate à inadimplência não se resume apenas a renegociar dívidas, mas a promover mudanças de comportamento que ajudem as pessoas a recuperar o controle de suas finanças de forma sustentável”, diz Janile.

Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e há 18 anos no mercado profissional, Janile também criou o projeto "Na Ponta do Lápis", que ao longo dos anos foi estimulando os convites para palestras e mentorias, momentos em que a influenciadora dá dicas e sugestões, como as relacionadas abaixo pela Serasa:

    1. Faça um Raio-X financeiro: anote todas suas dívidas e despesas essenciais para entender exatamente quanto você deve e para quem. Relacione valores, taxas de juros, bancos e empresas credoras, data de vencimento das parcelas e prazo total de quitação da dívida.  Isso ajuda a definir prioridades.

 

    1. Crie um plano realista: Corte gastos desnecessários e estabeleça um orçamento real. Pequenas mudanças fazem a diferença. O esforço é passageiro, mas os resultados muito duradouros.
       
    2. Categorize suas despesas em:  

  

  • ESSENCIAIS: os que garantem a sobrevivência. Exemplos: aluguel (ou financiamento imobiliário), energia, condomínio, gás, água, alimentação, itens de higiene, transporte e medicamentos.   
  • NECESSÁRIAS: importantes para manter a qualidade de vida. Exemplos: plano de internet, plano de saúde, academia etc.   
  • SUPÉRFLUAS: despesas relacionadas ao lazer e desejos de consumo. Exemplos: delivery de comida, restaurantes, assinaturas de streaming, viagens etc.  
    1. Separe um valor para as dívidas: qual quantia mensal sobrou para ser destinada ao pagamento das dívidas?  

  

5. Negocie suas dívidas: Pesquise com os credores quais são as formas de pagamento das dívidas. E antes de fechar negócio, pesquisar na Serasa e comparar. Aqui é importante buscar descontos, parcelamentos ou condições melhores.

 

6. Dívida cara x dívida barata: dívidas mais caras (cartão e cheque especial, em geral) são as que têm maiores taxas de juros, fazendo com que o saldo devedor seja alto. Por isso, às vezes vale pegar dinheiro em um banco com juros menores se for para quitar a dívida com juro maior. Avalie.  

  

7. Se puder, adiante parcelas: ao fazer uma renda extra, receber bônus, comissões ou o 13º, não pense duas vezes: amortize quantas parcelas puder para pagar a dívida mais rapidamente. Dependendo da instituição financeira, é possível ter descontos no adiantamento das parcelas, principalmente ao amortizar as parcelas finais.   

  

8. Avalie seu endividamento: existem casos em que endividamento se dá por conta de gastos excessivos e desorganização financeira. Por isso, responda: quais foram os motivos das suas dívidas? O que pode ser feito para evitar que novos débitos sejam contraídos e dificultem a vida financeira? O objetivo da avaliação é não retomar a situação incômoda no futuro.  

 

 

Ex-funcionária do Banco do Brasil, carreira pública que abandonou para seguir o sonho de criar uma plataforma destinada às mulheres que buscam a independência financeira, Janile Soares é uma das coautoras da série de livro “Dinheiro sem segredo”, responsável pelo capítulo “Hábitos financeiros saudáveis: transformando rotinas em prosperidade”, onde consta o mantra que virou marca registrada da Economista de Batom: “Que no vermelho fique só a cor do batom. A conta, não”. Janile faz parte do Serasa Influencer Community (SIC), comunidade de criadores de conteúdo de finanças.  

 

Feirão Serasa Limpa Nome  

 Até 26 de março, consumidores podem negociar suas dívidas com até 99% de desconto no Feirão Limpa Nome da Serasa. Na capital gaúcha, são mais de 5 milhões de ofertas disponíveis com as 1.456 empresas participantes, entre os diversos segmentos. Consumidores interessados podem consultar as ofertas do Feirão Limpa Nome a partir dos canais oficiais da Serasa. Confira:  

  

  • App Serasa no Google Play e App Store      
  • WhatsApp: (11) 99575-2096   
  • 10 mil agências dos Correios de todo o Brasil com isenção de taxas para negociação de dívidas até 31 de março de 2025.   
Anúncios
BRSULNET

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.