Dia de Finados: O combate à dengue não pode parar!
No Dia de Finados, quando as famílias se reúnem para prestar homenagens aos entes queridos que se foram, a atenção à prevenção da dengue não pode ser deixada de lado. A Vigilância Epidemiológica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância das orientações preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos cemitérios.
O foco principal é evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que podem estar presentes nos vasos de flores e em locais de acúmulo de água nos cemitérios. Para ajudar nessa tarefa, a população pode seguir algumas dicas importantes:
- Ao lavar os túmulos, é fundamental substituir a água dos vasos por terra ou areia, eliminando assim qualquer possibilidade de acúmulo de água parada.
- Fique atento a qualquer local onde a água possa se acumular e elimine esses pontos, prevenindo a reprodução do mosquito.
- Opte por flores artificiais ou plantadas em vasos com terra, evitando recipientes com pratos que possam reter água.
- Retire as embalagens plásticas que muitas vezes acompanham os vasos de flores, pois elas podem servir como locais de acúmulo de água.
- Todos os recipientes utilizados na limpeza dos túmulos devem ser descartados corretamente no lixo.
- Caso identifique locais nos túmulos que podem acumular água, coloque areia ou terra para evitar o acúmulo.
- Se houver suportes que represam água nas capelas para queima de velas, é importante removê-los.
- Verifique se as floreiras de concreto possuem furos para permitir o escoamento da água.
As chuvas frequentes e o aumento das temperaturas tornam qualquer recipiente que acumule água um potencial criadouro do mosquito Aedes Aegypti. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte, e a prevenção é a melhor forma de combatê-la.
Além das ações nos cemitérios, é fundamental que a população verifique todos os pontos de água parada em suas residências.
Fonte: Vida no Campo com informações de Prefeitura de Antônio Prado