Com presença do prefeito Waldemar de Carli, Bolognesi inaugura novo centro de operações de energia em Veranópolis
O local visa operar as Pequenas Centrais Hidrelétricas e aproxima a comunidade de suas atividades locais |
|
|
|
No último dia (11), a Bolognesi Energia inaugurou na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, seu novo Centro de Operações para geração de energia da região. O local, que será controlado pela Hidrotérmica, empresa pertencente ao grupo, é altamente tecnológico, e conta com equipamentos, servidores e computadores de ponta, e tem a tarefa de operar sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de um único local, garantindo potência para cerca de 280 mil famílias do estado.
O gerente de Operações das PCHs da Bolognesi Energia, Uriel Garber, explica o porquê da escolha do local. “A cidade de Veranópolis foi a cidade que abrigou nossos colaboradores das primeiras obras, então, nós temos um carinho muito especial e, além disso, aqui é o ambiente em que reside mais da metade da nossa equipe e tivemos o cuidado de reter nosso time aqui, porque são pessoas muito bem qualificadas. O Centro de Operações é um sonho para nós, algo que sempre almejamos, além disso, conseguimos inovar já que os centros geralmente são localizados em grandes capitais e nós fizemos diferente, surpreendemos ao inaugurar em um município menor”, conta.
“Nós sentíamos que estávamos muito distantes da comunidade de Veranópolis apesar de trabalharmos há 15 anos na cidade. Há uma interação que criamos com a comunidade para conhecer o nosso trabalho, mas isso havia ficado muito distante. Sendo assim, o nosso objetivo além de eficiência operacional, gerar energia com segurança e responsabilidade ao meio ambiente - é criar o laço mais estreito entre os moradores e o centro de operações”, declara o diretor de Operações da Bolognesi Energia, Gabriel Freitas. |
|
|
|
As Pequenas Centrais Hidrelétricas, que serão controladas a partir do novo centro de operações da Hidrotérmica, entregam energia para as subestações Nova Prata II, São Marcos e Guaporé, e tem potência instalada total de 166 Megawatts. A nova estrutura, já inaugurada, agora tem o controle da geração de energia de forma mais agrupada, traz ainda mais segurança e otimiza de forma inteligente a geração hidrelétrica da Hidrotérmica, já que as equipes têm uma visão integrada das PCHs, facilitando o dia a dia da operação.
O evento de inauguração também teve a presença do prefeito Waldemar de Carli que enfatizou a abertura para novos negócios no município. “É mais um empreendimento de alta tecnologia que chega e que incrementa todos os setores da nossa cidade, como por exemplo o econômico, serviço social. Nós recebemos de bom grado”, comentou.
Além de toda atividade de trabalho, o Centro de Operações, por meio do Grupo Bolognesi Energia, projeta receber estudantes de todas as idades para que o espaço seja um polo de conhecimento e auxílio ao município na formação dos jovens quanto à temas de energia renovável, meio ambiente, desenvolvimento de carreira e geração de energia.
Sobre a Bolognesi Energia: A Bolognesi Energia é um grupo privado nacional que investe em geração de energia através das fontes hídrica, biomassa, eólica e térmica, com atuação em oito estados brasileiros, reunindo os empreendimentos UTE Maracanaú, UTE Borborema, UTE RAESA, UTE Cepasa, UTE Pernambuco 3, UTE BenBio, EOL New Energy, PCH Da Ilha, PCH Vêneto, PCH Criúva, PCH Serrana, PCH Boa
Fé, PCH Autódromo e PCH São Paulo. Desde 2001, a Bolognesi Energia investe no setor de geração de energia elétrica.
A Bolognesi Energia concentra sua atuação no setor de geração de energia, desenvolvendo e operando projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Usinas Termoelétricas (UTEs) e Parques Eólicos. Realiza a implantação e a exploração de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fontes hídricas, eólicas e termoelétrica a partir de biomassa e óleo combustível.
Fonte/Imagem: Divulgação |