Celebração de Corpus Christi e abertura do ano jubilar encerram as ações do mês de maio na Paróquia de Antônio Prado
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado está se preparando para dias intensos. No próximo dia 30 de maio, a Paróquia promove a confecção dos tapetes de serragem colorida, uma prática que já é tradicional na cidade. O tema deste ano, assim como dos anos anteriores, gira entorno do restauro da Igreja Matriz. 15 tapetes ornamentarão as ruas do centro histórico de Antônio Prado. A partir das 07 horas da manhã diversos voluntários dos movimentos paroquiais e entidades municipais confeccionarão os tapetes artísticos que ficarão expostos até o final de semana. O ponto alto do dia de Corpus Christi será a missa campal seguida de procissão diante da Igreja Matriz, seguida de procissão sobre os tapetes.
No dia 31, sexta-feira, às 19 horas, outra grande celebração marcará a abertura do Ano Jubilar Paroquial. Em 2025 a Paróquia completará 125 anos de criação. Para esta ocasião a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio será trazida pelo Santuário de Farroupilha e percorrerá os tapetes coloridos durante a procissão luminosa. Diante da Igreja Matriz os fieis ouvirão a Ata de Criação da Paróquia, datada de 1900, bem como o Decreto no qual o Papa Francisco concede Indulgência Plenária a todos que visitarem a Igreja Matriz e cumprirem as exigências costumeiras para a sua obtenção: confissão, comunhão e oração nas intenções do Papa. A missa será presidida pelo bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e concelebrada por diversos padres.
O que é a Indulgência Plenária?
Segundo a doutrina católica a indulgência plenária cancela todas as penas temporais que a alma teria de cumprir no purgatório para chegar à santificação perfeita. A indulgência parcial cancela parte dessas penas.
O pecado tem duas consequências, a culpa e a pena. A culpa é perdoada na confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador, na Igreja e nos outros, e que precisa ser reparada, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.
De acordo com o Manual das Indulgências, para se ganhar uma indulgência plenária (uma vez por dia apenas), para si mesmo ou para as almas, deve-se fazer:
1) uma confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma confissão para várias indulgências). A confissão, desde que não se caia em pecados graves, vale por 10 dias;
2) receber a Sagrada Eucaristia;
3) rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai. Não é necessário que tudo seja feito no mesmo dia, a não ser que se deseje lucrar uma indulgência por dia.
4) Cumprir a obra prescrita pela Igreja, no caso de Antônio Prado, visitar a Igreja Matriz em espírito de oração.
Fonte: Vida no Campo com informações da Paróquia Sagrado Coração de Jesus