Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

CDL POA constata falta de conhecimento sobre o Desenrola Brasil entre inadimplentes

Pesquisa feita pela Entidade conclui que, mesmo com baixa adesão na primeira etapa, consumidores têm intenção de negociar dívidas em atraso na segunda fase do Programa  / Imagem: Internet
Foto de capa CDL POA constata falta de conhecimento sobre o Desenrola Brasil entre inadimplentes
Pesquisa feita pela Entidade conclui que, mesmo com baixa adesão na primeira etapa, consumidores têm intenção de negociar dívidas em atraso na segunda fase do Programa  / Imagem: Internet
Publicado em
22/09/2023

Pesquisa feita pela Entidade conclui que, mesmo com baixa adesão na primeira etapa, consumidores têm intenção de negociar dívidas em atraso na segunda fase do Programa  
 

A segunda fase do Desenrola deve começar em breve, e a CDL POA realizou uma pesquisa para medir o conhecimento dos gaúchos a respeito do programa e conhecer o seu perfil. O Desenrola foi criado pelo Governo Federal para recuperar as condições de crédito de devedores que possuam dívidas negativadas em bureaus de crédito e reduzir a inadimplência da população. A Entidade apurou que, dentre os gaúchos com dívidas em atraso, apenas quatro em cada 10 conhecem o Desenrola.
 

A partir da pesquisa realizada com consumidores inadimplentes no Estado, a CDL POA verificou que 59% afirmam não conhecer o Programa Desenrola Brasil, e 41% dizem saber sobre projeto. Quando o quesito é saber como participar, 85% desconhecem, em oposição aos 15% que afirmam saber como fazer parte do Desenrola. Ainda, 14% confirmam já ter participado do Programa, na primeira etapa, sendo que 86% ainda não aderiram. Para a segunda etapa do Desenrola, 65% pretendem participar e 35%, não.
 

Sobre o perfil dos entrevistados, a pesquisa mostra que quase a maioria dos consumidores inadimplentes deve para apenas uma empresa – 84% - e tem dívidas de até R$ 10 mil – 92%. Neste grupo, são mais incidentes as mulheres – 51% - e aqueles que possuem renda de até dois salários mínimos – 73%.
 

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a pesquisa da CDL POA mostra que o Desenrola precisa ser mais divulgado: “O caminho necessário para o sucesso do Programa ainda tem de ser construído junto às empresas e ao consumidor inadimplente, atingindo um possível impacto amplificado na retomada do crédito e na saúde financeira dos negócios e das famílias”.
 

A CDL POA, como parceira de negócios da Boa Vista (gestora do banco de dados SCPC e, hoje, uma empresa Equifax), tem total interesse na plena e eficiente implementação e adesão ao Desenrola, aponta o gestor de crédito e cobrança da CDL POA, Diego Ramos: "Como assessoria de recuperação de crédito (com marca própria recentemente lançada – Moddera), utilizamos do momento para fomentar o Programa e alavancar a recuperação de ativos por parte das empresas. Assim como, a partir do contato com os inadimplentes, auxiliamos a resolverem suas pendências financeiras e a voltarem ao ambiente de consumo com autonomia e responsabilidade. Estimulando oportunidades de negociação para todos".
 

A CDL POA ouviu 874 consumidores inadimplentes com registros na base SCPC em todo o RS. A ação foi realizada de 28/08 a 05/09, por telefone, pela equipe da CDL POA. Saiba mais sobre o Desenrola no e-book Desenrola.

 

Fonte: Divulgação

Anúncios
BRSUL Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.