Câncer de Boca: Fique atento

O câncer de boca é uma doença pouco discutida e que grande parte das pessoas desconhecem os sinais, sintomas e autodiagnóstico. O caráter desse câncer é agressivo, sendo esse um dos seus principais problemas, o índice metastático, ou seja, na grande possibilidade de o câncer se espalhar para regiões distantes. Dentre as mais afetadas, pode-se citar os linfonodos do pescoço, dos pulmões e, até mesmo, os ossos.
O câncer na boca pode ocorrer em pessoas de todas as idades e gêneros, mas é mais comum em homens acima dos 50 anos, sendo o quinto tipo de câncer mais prevalente no sexo masculino segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Essa doença pode se desenvolver no lábio e em qualquer localização da cavidade bucal, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente nas bordas) e assoalho bucal (região abaixo da língua). Manifesta-se sob a forma de feridas que não cicatrizam por mais de 21 dias, caroços, inchaços, áreas de dormência ou irritação, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir e caroços no pescoço.
Tabagismo, consumo excessivo de álcool, HPV, próteses mal ajustadas e má higiene bucal são as principais causas de tumor maligno na boca. Quando há combinação entre o hábito de fumar e o alcoolismo, a chance de uma pessoa desenvolver câncer na boca é 20 vezes maior. A exposição excessiva ao sol é causa dessa doença no lábio. Ter uma dieta pobre em vitaminas e minerais, presentes em frutas, legumes e verduras, aumenta as chances de câncer na boca.
O diagnóstico precoce é o principal fator para vencer o câncer de boca, por isso a importância do autodiagnóstico e consultas regulares com o cirurgião-dentista. Em caso de suspeita da doença, o profissional realizará uma biópsia da região para análise histopatológico e solicitação de exames de imagem para avaliação da dimensão da lesão. O tratamento consiste na remoção da lesão, podendo ser associada radioterapia e quimioterapia, a depender do estágio do tumor.
Cuidados como proteção ao sol, seja com uso de boné, chapéu e protetor labial previnem o desenvolvimento da doença no lábio. O cigarro e bebida alcóolica são os principais causadores desse e outros tipos de câncer e devem ser evitados. O uso de preservativo nas relações sexuais previne o HPV e outras doenças. Consultas regulares ao médico e cirurgião-dentista saem mais barato e tranquilo do que tratamentos avançados, sempre. Mantenha sua saúde e bem-estar em dia.
Leia mais artigos aqui!
