Audiência pública debate construção de usina hidrelétrica no Rio da Prata

A construção da Usina Hidrelétrica Foz do Prata, planejada para o Rio da Prata entre os municípios de Veranópolis e Nova Roma do Sul, será tema de uma audiência pública nesta quinta-feira (10.04), em Nova Roma do Sul. O encontro é promovido pela Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), responsável pelo projeto.
A audiência de Nova Roma do Sul será a segunda realizada nesta semana. A primeira ocorre nesta quarta-feira (09.04), na Câmara de Vereadores de Veranópolis, às 19h. Ambas fazem parte do processo de consulta à população e apresentação do projeto de construção da usina.
Conforme o presidente da Creral, em entrevista a Tua Rádio de Veranópolis, João Alderi do Prado, o investimento previsto é de R$ 400 milhões. A usina terá potência instalada de 49,4 megawatts, com características de Pequena Central Hidrelétrica (PCH). O sistema contará com uma casa de força principal de 45,9 megawatts e uma turbina adicional no pé da barragem, com capacidade de 3,5 megawatts.
Além da geração de energia, o projeto visa impulsionar o desenvolvimento regional com a construção de uma ponte abaixo da barragem. Atualmente, Veranópolis e Nova Roma do Sul estão sem ligação viária direta, após a balsa que fazia a travessia ser danificada por uma enchente em 2023. O custo estimado da nova ponte é de aproximadamente R$ 6 milhões.
No momento, a Creral trabalha para obter a Licença Prévia, etapa que depende das análises da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A usina está cadastrada no próximo leilão de energia, previsto para agosto.
Segundo João Alderi, a expectativa é iniciar as obras no final de 2026 ou início de 2027, com prazo estimado de dois anos e meio para a conclusão. A Creral, com sede em Erechim, atua há 55 anos no setor de energia renovável.
você encontra!
