Alunos da UCS preparam-se para mais uma missão do Projeto Rondon
Operação Mangabeiras será realizada no interior de Sergipe entre 17 de janeiro e 4 de fevereiro
A pequena cidade de Frei Paulo, localizada no interior do estado de Sergipe, será o destino de um grupo de alunos e professores da Universidade de Caxias do Sul. Eles vão participar de uma nova missão do Projeto Rondon: embarcam dia 17 de janeiro de 2024 para a Operação Mangabeiras, com retorno programado para 4 de fevereiro. Neste período, vão desenvolver naquela comunidade serviços sociais e ações de cidadania ligadas às áreas de meio ambiente, comunicação, trabalho e tecnologia.
Ao chegar em Sergipe, a equipe da UCS será acolhida pelo Batalhão do Exército para preparação conjunta com a outra equipe acadêmica que participará da missão, do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), de Goiânia – que ficará responsável pelas ações da área da saúde. Após esse treinamento, as equipes partem em missão para a cidade de Frei Paulo, distante cerca de 75 quilômetros de Aracaju.
A UCS participa do Projeto Rondon há mais de dez anos, tendo oportunizado a mais de 100 acadêmicos essa experiência social em diferentes cidades do país. As equipes buscam levar conhecimento às comunidades atendidas pelo Projeto, mas também aprendem com a realidade e diversidade cultural, ambiental e social encontrada em cada região.
A equipe da UCS para a Operação Mangabeiras é formada pelos seguintes alunos:
Alexandra Carol Cioato – Psicologia
Andriele Horbach – Medicina Veterinária
Camila Grafitti – Educação Física
Carla Grafitti – Ciências Biológicas
Giovanna Simioni Zanella – Direito
Johnatan Boeira Rodrigues – Física
Nicole Chies Steffani – Ciências Biológicas
Ranieri dos Santos de Carvalho – Direito
Acompanham a equipe as professoras Aline Maria Trindade Ramos, do curso de Direito, e a professora Aline Passuelo de Oliveira, do curso de Serviço Social.
O Projeto
O Projeto Rondon está consolidado como a maior atividade de extensão universitária do país. Organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com universidades brasileiras e governos estaduais e municipais, leva esse nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon e visa à realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.
Fonte: Divulgação